quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PROJETO: O JOVEM NO MUNDO

TURMA
TEMA E CONTEÚDOS
DATA DAS PESQUISAS E ORGANIZAÇÃO
DOS TRABALHOS
EM SALA DE AULA
DATA DA
APRESENTAÇÃO
1ºV01
COLATINA – ONTEM
Ø       História
Ø       Aspectos Geográficos e econômicos
Ø       Aspectos humanos
Ø       Aspectos culturais
Ø       Curiosidades

JUNHO/JULHO
12/08
1ºV02
COLATINA – HOJE
Ø       História
Ø       Aspectos Geográficos e econômicos
Ø       Aspectos humanos
Ø       Aspectos culturais
Ø       Aspectos sociológicos
Ø       Curiosidades


JUNHO/JULHO
12/08
1ºV03
COLATINA – PENSANDO O AMANHÃ
Ø       Desenvolvimento econômico e cultural
Ø       Preservação do patrimônio
Ø       Educação
·         EEEFM “Rubens Rangel”

JUNHO/JULHO
12/08
2ºV01
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Ø       Sexo na adolescência.
Ø       Onde buscar informações seguras?
Ø       Gravidez na adolescência. Riscos.
Ø       Existem  prejuízos? Justifique.
Ø       Ganhos e perdas do sexo prematuro.
Ø       Ficar: até que ponto é saudável?
Ø    Reações da família e da sociedade diante de uma gravidez inesperada.
Ø    Como gerenciar os conflitos gerados com esta situação.
Ø    Aborto: suas formas e conseqüências físicas e emocionais.
Ø       Doenças sexualmente transmissíveis (AIDS, SÍFILIS, GONORRÉIA, HPV E OUTRAS)

JUNHO/JULHO
12/08
2ºV02
ESTRUTURA FAMILIAR
Ø       O adolescente e o convívio familiar.
Ø       Pais X filhos X irmãos: inimigos ou parceiros de um viver feliz?
Ø       Limites para o adolescente: Um mal necessário?
Ø       A família como alicerce do adolescente.
Ø       A diferença de uma família presente na vida de um adolescente.
Ø       Respeito à autoridade familiar.
Ø       Liberdade X confiança. Como adquirir e administrar?
Ø       Os filhos do divórcio. De quem sou?

JUNHO/JULHO
12/08
2ºV03
GENÉTICA
Ø       O que é genética?
Ø       O que é o genoma humano?
Ø       A utilidade do genoma humano.
Ø       Doenças de origem genética:
·         síndrome de down
·         talassemia
·         albinismo
·         daltonismo
·         doença de Alzheimer
·         epilepsia
·         hemofilia A e B
·          Leucemia

JUNHO/JULHO
12/08
3ºV01
PROFISSÕES
Ø       A escolha da profissão pelos números (R$): É segura?
Ø       Pesquisas sobre as universidades e cursos  mais concorridos: Proporções e probabilidades.
Ø       Como saber se estou fazendo a escolha certa?
Ø       Ações e funções de determinadas profissões.(Mais procuradas).
Ø       Inteligência emocional no trabalho.
Ø       Requisitos essenciais para ser inserido no mercado de trabalho.
Ø       Teste vocacional

JUNHO/JULHO
12/08
1ºN01
AQUECIMENTO GLOBAL
Ø       Promover a reflexão quanto às mudanças climáticas que estão acontecendo, vislumbrando o lema:”Pensar globalmente para agir localmente”
Ø        Desenvolver a consciência ambiental e de cidadania junto à comunidade escolar.
Ø       Compreender causas e conseqüências do AquecimentoGlobal;
Ø       Reconhecer a importância da água e os cuidados que devemos ter com a sua preservação;
Ø       Caracterizar fauna evidenciando os problemas que o aquecimento global causa à vida animal;
Ø       Identificar causas e conseqüências da destruição da flora considerando a sua importância para a vida no planetaTerra;
Ø        Refletir sobre a importância da reciclagem do lixo para o ambiente;
Ø       Ações concretas para reverter o aquecimento global.
JUNHO/JULHO
12/08
2ºN01
DIREITOS HUMANOS
Ø       O que são os direitos Humanos?
Ø       Porque surgiram os Direitos Humanos?
Ø       Os direitos Humanos são apenas algo abstrato, que não se aplica?
Ø       Existe unanimidade no reconhecimento dos direitos humanos?
Ø       Existe ainda algum tipo de relutância contra estes Direitos?
Ø       Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ø       Direito dos homens e das mulheres
Ø       Bullying
Ø       Direitos humanos e a educação

JUNHO/JULHO
12/08
3ºN01
CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS
Ø       Por que o adolescente prefere conviver  e agir em grupo?
Ø       O que o adolescente busca ao escolher um grupo?
Ø       O que leva o adolescente a buscar essa escolha diferenciada?
Ø       Até que ponto o grupo influencia sua maneira de viver?
Ø       Para ser diferente é preciso ser igual?
Ø       É possível conhecer mas não participar?
Ø       Como  lidar com os apelos dos diversos grupos?
Conhecendo alguns grupos atuais:
Ø       EMO– Sua filosofia de vida , postura social, caracteristicas comportamentais e consequências deste estilo de vida.
Ø       ROQUEIROS - Sua filosofia de vida ,características comportamentais e consequências deste estilo de vida.
Ø       FUNKEIROS - Sua filosofia de vida, características comportamentais e conseqüências deste estilo de vida.
Ø       DEPENDENTES QUÍMICOS  
·         Conceito
·         O que leva uma pessoa a chegar a esta situação.
·         O que a família poderia ter feito para que não chegassem a este ponto.
·         Como influenciam as pessoas.
·         Como conviver com eles na sociedade, na família, na escola, sem se deixar influenciar.
·         Como podemos ajudá-los sem chegar na mesma situação.
JUNHO/JULHO
12/08
3ºN02
QUALIDADE DE VIDA
Ø       O que você entende por qualidade de vida?
Ø       Quais as características essenciais para termos uma boa qualidade de vida?
Ø       Você já investiu na sua qualidade de vida?
Ø       Quais os passos a dar para melhorarmos a qualidade de vida?
Ø       Doenças da atualidade:
·         Estresse
·         depressão
·         transtorno bipolar

JUNHO/JULHO
12/08
OBSERVAÇÕES
Ø       Os grupos deverão ser formados se possível, levando-se em consideração que pelo menos um componente do grupo tenha computador, para facilitar as pesquisas e digitação dos trabalhos.
Ø       O trabalho será em grupo, porém a nota final será individual.
Ø       O valor do trabalho será de 10 pontos no trimestre para todas as disciplinas.
  • 2 pontos de pesquisa
  • 2 pontos de trabalho escrito
  • 6 pontos de apresentação
Ø       Todos os alunos estarão sendo observados e avaliados no momento das pesquisas.
Ø       No dia da apresentação todos deverão se envolver na apresentação do tema do grupo e  estarem  aptos a responder qualquer questionamento do professor avaliador.
Ø       Qualquer aluno do grupo poderá ser questionado pelo professor avaliador para contribuir com comentários sobre o assunto desenvolvido pelo mesmo.
Ø       Deverá ser entregue no DIA DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO uma cópia do trabalho ( digitado ou não). ( Não será permitido entregar o trabalho em outro momento).
Ø        Caso falte a pesquisa de algum componente do grupo, o mesmo ficará sem a nota no trabalho.
Ø       Cada grupo deverá preparar-se para a apresentação do trabalho. Este prazo não deverá ser ultrapassado, nem antecipado. (os assuntos são extensos e deverão ser bem argumentados pelo grupo)
Ø       Para efeito de atribuição da nota será levado em conta  o conhecimento do contéudo,  a integração entre o grupo, a criatividade nas apresentações (confecções de murais na sala de aula para apresentação do trabalho, cartazes, apresentações de pequenas peças para ilustrar o tema, lembrando que o maior tempo deverá ser utilizado para exploração verbal do tema e não com teatros longos, pois isto pode comprometer a nota do grupo).
Ø       No dia da apresentação do trabalho, os grupos  irão  ornamentar as salas de aula, de acordo com o seu tema, dividindo despesas e tarefas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário