TURMA | TEMA E CONTEÚDOS | DATA DAS PESQUISAS E ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS EM SALA DE AULA | DATA DA APRESENTAÇÃO |
1ºV01 | COLATINA – ONTEM Ø História Ø Aspectos Geográficos e econômicos Ø Aspectos humanos Ø Aspectos culturais Ø Curiosidades | JUNHO/JULHO | 12/08 |
1ºV02 | COLATINA – HOJE Ø História Ø Aspectos Geográficos e econômicos Ø Aspectos humanos Ø Aspectos culturais Ø Aspectos sociológicos Ø Curiosidades | JUNHO/JULHO | 12/08 |
1ºV03 | COLATINA – PENSANDO O AMANHÃ Ø Desenvolvimento econômico e cultural Ø Preservação do patrimônio Ø Educação · EEEFM “Rubens Rangel” | JUNHO/JULHO | 12/08 |
2ºV01 | GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Ø Sexo na adolescência. Ø Onde buscar informações seguras? Ø Gravidez na adolescência. Riscos. Ø Existem prejuízos? Justifique. Ø Ganhos e perdas do sexo prematuro. Ø Ficar: até que ponto é saudável? Ø Reações da família e da sociedade diante de uma gravidez inesperada. Ø Como gerenciar os conflitos gerados com esta situação. Ø Aborto: suas formas e conseqüências físicas e emocionais. Ø Doenças sexualmente transmissíveis (AIDS, SÍFILIS, GONORRÉIA, HPV E OUTRAS) | JUNHO/JULHO | 12/08 |
2ºV02 | ESTRUTURA FAMILIAR Ø O adolescente e o convívio familiar. Ø Pais X filhos X irmãos: inimigos ou parceiros de um viver feliz? Ø Limites para o adolescente: Um mal necessário? Ø A família como alicerce do adolescente. Ø A diferença de uma família presente na vida de um adolescente. Ø Respeito à autoridade familiar. Ø Liberdade X confiança. Como adquirir e administrar? Ø Os filhos do divórcio. De quem sou? | JUNHO/JULHO | 12/08 |
2ºV03 | GENÉTICA Ø O que é genética? Ø O que é o genoma humano? Ø A utilidade do genoma humano. Ø Doenças de origem genética: · talassemia · doença de Alzheimer · epilepsia · hemofilia A e B · Leucemia | JUNHO/JULHO | 12/08 |
3ºV01 | PROFISSÕES Ø A escolha da profissão pelos números (R$): É segura? Ø Pesquisas sobre as universidades e cursos mais concorridos: Proporções e probabilidades. Ø Como saber se estou fazendo a escolha certa? Ø Ações e funções de determinadas profissões.(Mais procuradas). Ø Inteligência emocional no trabalho. Ø Requisitos essenciais para ser inserido no mercado de trabalho. Ø Teste vocacional | JUNHO/JULHO | 12/08 |
1ºN01 | AQUECIMENTO GLOBAL Ø Promover a reflexão quanto às mudanças climáticas que estão acontecendo, vislumbrando o lema:”Pensar globalmente para agir localmente” Ø Desenvolver a consciência ambiental e de cidadania junto à comunidade escolar. Ø Compreender causas e conseqüências do AquecimentoGlobal; Ø Reconhecer a importância da água e os cuidados que devemos ter com a sua preservação; Ø Caracterizar fauna evidenciando os problemas que o aquecimento global causa à vida animal; Ø Identificar causas e conseqüências da destruição da flora considerando a sua importância para a vida no planetaTerra; Ø Refletir sobre a importância da reciclagem do lixo para o ambiente; Ø Ações concretas para reverter o aquecimento global. | JUNHO/JULHO | 12/08 |
2ºN01 | DIREITOS HUMANOS Ø O que são os direitos Humanos? Ø Porque surgiram os Direitos Humanos? Ø Os direitos Humanos são apenas algo abstrato, que não se aplica? Ø Existe unanimidade no reconhecimento dos direitos humanos? Ø Existe ainda algum tipo de relutância contra estes Direitos? Ø Declaração Universal dos Direitos Humanos Ø Direito dos homens e das mulheres Ø Bullying Ø Direitos humanos e a educação | JUNHO/JULHO | 12/08 |
3ºN01 | CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS Ø Por que o adolescente prefere conviver e agir em grupo? Ø O que o adolescente busca ao escolher um grupo? Ø O que leva o adolescente a buscar essa escolha diferenciada? Ø Até que ponto o grupo influencia sua maneira de viver? Ø Para ser diferente é preciso ser igual? Ø É possível conhecer mas não participar? Ø Como lidar com os apelos dos diversos grupos? Conhecendo alguns grupos atuais: Ø EMO– Sua filosofia de vida , postura social, caracteristicas comportamentais e consequências deste estilo de vida. Ø ROQUEIROS - Sua filosofia de vida ,características comportamentais e consequências deste estilo de vida. Ø FUNKEIROS - Sua filosofia de vida, características comportamentais e conseqüências deste estilo de vida. Ø DEPENDENTES QUÍMICOS · Conceito · O que leva uma pessoa a chegar a esta situação. · O que a família poderia ter feito para que não chegassem a este ponto. · Como influenciam as pessoas. · Como conviver com eles na sociedade, na família, na escola, sem se deixar influenciar. · Como podemos ajudá-los sem chegar na mesma situação. | JUNHO/JULHO | 12/08 |
3ºN02 | QUALIDADE DE VIDA Ø O que você entende por qualidade de vida? Ø Quais as características essenciais para termos uma boa qualidade de vida? Ø Você já investiu na sua qualidade de vida? Ø Quais os passos a dar para melhorarmos a qualidade de vida? Ø Doenças da atualidade: · Estresse · depressão · transtorno bipolar | JUNHO/JULHO | 12/08 |
OBSERVAÇÕES Ø Os grupos deverão ser formados se possível, levando-se em consideração que pelo menos um componente do grupo tenha computador, para facilitar as pesquisas e digitação dos trabalhos. Ø O trabalho será em grupo, porém a nota final será individual. Ø O valor do trabalho será de 10 pontos no trimestre para todas as disciplinas.
Ø Todos os alunos estarão sendo observados e avaliados no momento das pesquisas. Ø No dia da apresentação todos deverão se envolver na apresentação do tema do grupo e estarem aptos a responder qualquer questionamento do professor avaliador. Ø Qualquer aluno do grupo poderá ser questionado pelo professor avaliador para contribuir com comentários sobre o assunto desenvolvido pelo mesmo. Ø Deverá ser entregue no DIA DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO uma cópia do trabalho ( digitado ou não). ( Não será permitido entregar o trabalho em outro momento). Ø Caso falte a pesquisa de algum componente do grupo, o mesmo ficará sem a nota no trabalho. Ø Cada grupo deverá preparar-se para a apresentação do trabalho. Este prazo não deverá ser ultrapassado, nem antecipado. (os assuntos são extensos e deverão ser bem argumentados pelo grupo) Ø Para efeito de atribuição da nota será levado em conta o conhecimento do contéudo, a integração entre o grupo, a criatividade nas apresentações (confecções de murais na sala de aula para apresentação do trabalho, cartazes, apresentações de pequenas peças para ilustrar o tema, lembrando que o maior tempo deverá ser utilizado para exploração verbal do tema e não com teatros longos, pois isto pode comprometer a nota do grupo). Ø No dia da apresentação do trabalho, os grupos irão ornamentar as salas de aula, de acordo com o seu tema, dividindo despesas e tarefas, etc. |
A Escola Rubens Rangel, era anexo da Escola Conde de Linhares, em 1972, com o Curso Normal, se mudou para o Bairro Esplanada- COLATINA-ES,onde está ate hoje.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
PROJETO: O JOVEM NO MUNDO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário