segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PROJETO JOVEM NO MUNDO 2011


ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
EEEFM “Rubens Rangel”
PROJETO: O JOVEM NO MUNDO


TURMA
TEMA E CONTEÚDOS
DATA DAS PESQUISAS E ORGANIZAÇÃO
DOS TRABALHOS
EM SALA DE AULA
DATA DA
APRESENTAÇÃO
1ºV01
COLATINA – ONTEM
Ø      História
Ø      Aspectos Geográficos e econômicos
Ø      Aspectos humanos
Ø      Aspectos culturais
Ø      Curiosidades

JUNHO/JULHO
12/08
1ºV02
COLATINA – HOJE
Ø      História
Ø      Aspectos Geográficos e econômicos
Ø      Aspectos humanos
Ø      Aspectos culturais
Ø      Aspectos sociológicos
Ø      Curiosidades

JUNHO/JULHO
12/08
1ºV03
COLATINA – PENSANDO O AMANHÃ
Ø      Desenvolvimento econômico e cultural
Ø      Preservação do patrimônio
Ø      Educação
EEEFM “Rubens Rangel”

JUNHO/JULHO
12/08
2ºV01
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Ø      Sexo na adolescência.
Ø      Onde buscar informações seguras?
Ø      Gravidez na adolescência. Riscos.
Ø      Existem  prejuízos? Justifique.
Ø      Ganhos e perdas do sexo prematuro.
Ø      Ficar: até que ponto é saudável?
Ø   Reações da família e da sociedade diante de uma gravidez inesperada.
Ø   Como gerenciar os conflitos gerados com esta situação.
Ø   Aborto: suas formas e conseqüências físicas e emocionais.
Ø      Doenças sexualmente transmissíveis (AIDS, SÍFILIS, GONORRÉIA, HPV E OUTRAS)

JUNHO/JULHO
12/08
2ºV02
ESTRUTURA FAMILIAR
Ø      O adolescente e o convívio familiar.
Ø      Pais X filhos X irmãos: inimigos ou parceiros de um viver feliz?
Ø      Limites para o adolescente: Um mal necessário?
Ø      A família como alicerce do adolescente.
Ø      A diferença de uma família presente na vida de um adolescente.
Ø      Respeito à autoridade familiar.
Ø      Liberdade X confiança. Como adquirir e administrar?
Ø      Os filhos do divórcio. De quem sou?

JUNHO/JULHO
12/08
2ºV03
GENÉTICA
Ø      O que é genética?
Ø      O que é o genoma humano?
Ø      A utilidade do genoma humano.
Ø      Doenças de origem genética:
·        síndrome de down
·        talassemia
·        albinismo
·        daltonismo
·        doença de Alzheimer
·        epilepsia
·        hemofilia A e B
·         Leucemia

JUNHO/JULHO
12/08
3ºV01
PROFISSÕES
Ø      A escolha da profissão pelos números (R$): É segura?
Ø      Pesquisas sobre as universidades e cursos  mais concorridos: Proporções e probabilidades.
Ø      Como saber se estou fazendo a escolha certa?
Ø      Ações e funções de determinadas profissões.(Mais procuradas).
Ø      Inteligência emocional no trabalho.
Ø      Requisitos essenciais para ser inserido no mercado de trabalho.
Ø      Teste vocacional

JUNHO/JULHO
12/08
1ºN01
AQUECIMENTO GLOBAL
Ø      Promover a reflexão quanto às mudanças climáticas que estão acontecendo, vislumbrando o lema:”Pensar globalmente para agir localmente”
Ø       Desenvolver a consciência ambiental e de cidadania junto à comunidade escolar.
Ø      Compreender causas e conseqüências do AquecimentoGlobal;
Ø      Reconhecer a importância da água e os cuidados que devemos ter com a sua preservação;
Ø      Caracterizar fauna evidenciando os problemas que o aquecimento global causa à vida animal;
Ø      Identificar causas e conseqüências da destruição da flora considerando a sua importância para a vida no planetaTerra;
Ø       Refletir sobre a importância da reciclagem do lixo para o ambiente;
Ø      Ações concretas para reverter o aquecimento global.

JUNHO/JULHO
12/08
2ºN01
DIREITOS HUMANOS
Ø      O que são os direitos Humanos?
Ø      Porque surgiram os Direitos Humanos?
Ø      Os direitos Humanos são apenas algo abstrato, que não se aplica?
Ø      Existe unanimidade no reconhecimento dos direitos humanos?
Ø      Existe ainda algum tipo de relutância contra estes Direitos?
Ø      Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ø      Direito dos homens e das mulheres
Ø      Bullying
Ø      Direitos humanos e a educação

JUNHO/JULHO
12/08
3ºN01
CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS
Ø      Por que o adolescente prefere conviver  e agir em grupo?
Ø      O que o adolescente busca ao escolher um grupo?
Ø      O que leva o adolescente a buscar essa escolha diferenciada?
Ø      Até que ponto o grupo influencia sua maneira de viver?
Ø      Para ser diferente é preciso ser igual?
Ø      É possível conhecer mas não participar?
Ø      Como  lidar com os apelos dos diversos grupos?
Conhecendo alguns grupos atuais:
Ø      EMO– Sua filosofia de vida , postura social, caracteristicas comportamentais e consequências deste estilo de vida.
Ø      ROQUEIROS - Sua filosofia de vida ,características comportamentais e consequências deste estilo de vida.
Ø      FUNKEIROS - Sua filosofia de vida, características comportamentais e conseqüências deste estilo de vida.
Ø      DEPENDENTES QUÍMICOS  
·        Conceito
·        O que leva uma pessoa a chegar a esta situação.
·        O que a família poderia ter feito para que não chegassem a este ponto.
·        Como influenciam as pessoas.
·        Como conviver com eles na sociedade, na família, na escola, sem se deixar influenciar.
·        Como podemos ajudá-los sem chegar na mesma situação.
JUNHO/JULHO
12/08
3ºN02
QUALIDADE DE VIDA
Ø      O que você entende por qualidade de vida?
Ø      Quais as características essenciais para termos uma boa qualidade de vida?
Ø      Você já investiu na sua qualidade de vida?
Ø      Quais os passos a dar para melhorarmos a qualidade de vida?
Ø      Doenças da atualidade:
·        Estresse
·        depressão
·        transtorno bipolar
·       
JUNHO/JULHO
12/08
OBSERVAÇÕES
Ø      Os grupos deverão ser formados se possível, levando-se em consideração que pelo menos um componente do grupo tenha computador, para facilitar as pesquisas e digitação dos trabalhos.
Ø      O trabalho será em grupo, porém a nota final será individual.
Ø      O valor do trabalho será de 10 pontos no trimestre para todas as disciplinas.
  • 2 pontos de pesquisa
  • 2 pontos de trabalho escrito
  • 6 pontos de apresentação
Ø      Todos os alunos estarão sendo observados e avaliados no momento das pesquisas.
Ø      No dia da apresentação todos deverão se envolver na apresentação do tema do grupo e  estarem  aptos a responder qualquer questionamento do professor avaliador.
Ø      Qualquer aluno do grupo poderá ser questionado pelo professor avaliador para contribuir com comentários sobre o assunto desenvolvido pelo mesmo.
Ø      Deverá ser entregue no DIA DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO uma cópia do trabalho ( digitado ou não). ( Não será permitido entregar o trabalho em outro momento).
Ø       Caso falte a pesquisa de algum componente do grupo, o mesmo ficará sem a nota no trabalho.
Ø      Cada grupo deverá preparar-se para a apresentação do trabalho. Este prazo não deverá ser ultrapassado, nem antecipado. (os assuntos são extensos e deverão ser bem argumentados pelo grupo)
Ø      Para efeito de atribuição da nota será levado em conta  o conhecimento do contéudo,  a integração entre o grupo, a criatividade nas apresentações (confecções de murais na sala de aula para apresentação do trabalho, cartazes, apresentações de pequenas peças para ilustrar o tema, lembrando que o maior tempo deverá ser utilizado para exploração verbal do tema e não com teatros longos, pois isto pode comprometer a nota do grupo).
Ø      No dia da apresentação do trabalho, os grupos  irão  ornamentar as salas de aula, de acordo com o seu tema, dividindo despesas e tarefas, etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário